Por Samuel Torralbo
As três principais religiões monoteístas que dominaram a história da humanidade (judaísmo, cristianismo e islamismo) deixaram explicitados os estragos causados todas as vezes que a religião procurou institucionalizar o divino e o sagrado.
Por diversos momentos, na história da humanidade, a religião virou o próprio “diabo”, perseguindo, condenando, e matando homens e mulheres em nome de Deus.
O evangelho de Jesus Cristo é a própria contraversão da religião adoecida que deseja submeter, escravizar, e condicionar almas moribundas que necessitam de salvação.
É evidente que em meio a esse panteão religioso existem os discípulos do caminho, aqueles que Jesus chamou de “suas ovelhas”, mas é estarrecedor observar a sagacidade e a crueldade praticada pela religiosidade subversiva.
Dentro do nosso contexto religioso (brasileiro) é incomum observarmos os estragos causados pela religião no nível da agressão, perseguição ou morte física, mas é alarmante o acumulo de estragos no nível da subjetividade, aquela que acontece na dimensão da mente e das emoções.
Eu reprovo os modus operandis dessa religião porque ela propaga a repressão, enquanto o evangelho proclama a expressão. Quantas pessoas vivem reprimidas, imaginando estarem vivendo o real significado da santificação, enquanto na verdade estão vivendo as agruras da repressão, que culminará em algum momento em loucura e desequilíbrio. O evangelho nos convida para a moderação e o crescimento através de uma consciência livre e renovada em Deus.
Eu reprovo a religião, porque ela proclama o evangelho como um produto e não como um processo de Deus em nós. Infelizmente é crescente a ideia de que a salvação é adquirida por procedimentos ou méritos humanos e não através da graça e do agir de Deus no homem. A religião defende o engessamento do individuo, enquanto que, o evangelho promove a continuidade consciente da pacificação com Deus através de Cristo Jesus.
Eu reprovo a religião, porque ela promove a falsa sensação de bem estar para seus adeptos, enquanto que, o foco do evangelho é desnudar o homem através da verdade eterna de Deus. Uma vez que, o evangelho não é fruto da humanidade, mas é a manifestação do favor de Deus em Cristo Jesus, sua mensagem na maioria das vezes choca-se com as atitudes humanas, marcadas pelo pecado e rebeldia contra o criador. A religião de contrapartida é o esconderijo perfeito em nome de “Deus” para o pecador, que procura se esquivar do confronto com a verdade do verdadeiro Deus.
Eu reprovo a religião porque ela manifesta-se de acordo com a vontade humana, enquanto que, o evangelho ecoa e manifesta-se de acordo com a vontade divina. É incrível notar a facilidade com que a religião se adapta no tempo e no espaço. Basta olhar para a história e veremos atrocidades religiosas que autenticam a sua eliminação imediata do contexto humano, porém, observe que a religião continua presente adaptada ao novo conceito de mundo.
Eu reprovo a religião porque ela formata os homens, enquanto que, o evangelho regenera o homem. Uma característica de todo religioso é a estagnação em todos os níveis. A sensação é que a religião condiciona o homem dentro dos seus muros, impossibilitando-o de ser livre através de uma consciência amadurecida pela palavra de Deus. A regeneração por sua vez, é a própria influencia de Deus em nós, transformando nosso estado pecaminoso em uma nova realidade de vida e percepção de mundo.
Eu reprovo a religião porque ela aliena as pessoas, enquanto que o evangelho inclui o homem na vida. É comum encontrar religiosos sincronizados com as programações, campanhas, rituais, ilusões e sacrifícios de suas congregações, enquanto que o crack, desigualdade, pedofilia, desastres naturais, e todo tipo de violência e morte aumentam do lado de fora dos muros da igreja. Uma das máximas do evangelho é a inclusão dos filhos de Deus como sal , luz, e testemunhas, em um mundo de trevas e pecado.
Eu reprovo a religião porque ela fragmenta os homens, enquanto que o evangelho unifica as pessoas. A religião sempre foi um dos maiores fenômenos que fragmentou ou dividiu pessoas na história humana. O evangelho por sua vez, sempre visou a unidade mesmo em meio as diversidades (diferenças humanas) através do espírito de amor e serviço manifestados em Cristo Jesus.
Eu reprovo a religião... enquanto amo cada dia mais o evangelho de Cristo Jesus.
Escandalizando à Religião
Que saudades do humilde, puro e simples Evangelho do Senhor Jesus; Sem "estrelas" ricas e famosas, sem as bobagens gospel, sem as firulas e exibicionismos, sem trízimos nem falsos mestres, sem fogueiras, sem o rock, samba e outros mundanos ritmos, só o puro louvor sacro. O cristianismo moderno é numeroso em membros, mas vazio de consagração. Que falta fazem homens como Jonh Wesley, Jerônimo, Lutero, Calvino, precussores de um antes consagrado e hoje protestantismo vazio e mercadológico.
Cara voce pensa igual eu. A religião serve apenas para atrapalhar, enquanto o povo fica la orando e louvando deus , tem seres humanos passando fome e diversas outras necessidades.
Mas todos se sentem com o dever cumprido quando dão o dizimo e pensam "quem a igreja ajude esse povo, ja fiz minha parte"
Se voce ler a própria Bíblia que se contradiz várias vezes essas religiões todas estão erradas"
Ajude um ser humano, esqueça esses falsos profetas que o homem cria para iludir a mente de seus semelhantes!!!
essa crítica está com toda a razão!
é um ótimo texto.
Se tem uma coisa que eu aprendi e sempre me esforcei para deixar clara na minha vida, em convívio tanto com irmãos da igreja quanto com pessoas no mundo secular, é que o EVANGÉLIO NÃO É RELIGIÃO!
Quando o autor desse texto (Samuel Torralbo?) diz que "a religião continua presente adaptada ao novo conceito de mundo", ele quer dizer que o mundo atual está saturado de religiões, e até mesmo os que se dizem ateus são "seduzidos" para aquilo que repreendem. Hoje em dia TUDO VIROU RELIGIÃO.
A primeira grande religião de todas é o Sistema Capitalista Moderno e a classe burguesa instaurada com ela, isto é, a que surgiu com a Doutrina Cauvinista, preconizando "o acúmulo de riquezas como sinal de escolha divina e garantia de salvação espiritual".
Tal doutrina, aliada com o pensamento iluminista e com a prática Cientificista de buscar quantificar, classificar, padronizar e "entender" as coisas da Natureza, acreditando apenas no que pode ver e enumerar, para assim controlá-la, é o que resultou no mundo de hoje. Em outras palavras, resultou em lixo acumulado, e uma imersão cada vez mais paranóica do ser humano em ilusões. A paranóia atual é a de querer acreditar apenas no que vê, tornar idéias realizadas (isto é, visíveis) pelo metodo do design e da industrialização...
A mídia virou religião... as tribos urbanas são religiões... a Moda também é religião... e os shopping centers se tornaram as maiores igrejas da burguesia contemporânea...
Vivemos uma cultura doente! O simples fato de ter que viver em função de Culturas já é doentio...
O ser humano não consegue mais dar conta do seu lixo... não consegue e não sabe mais como jogar fora tudo o que não presta... não consegue se esvaziar, abster-se, sacrificar-se... esvair-se de seu orgulho e seus desejos carnais (por isso a banalização do sexo pela mídia)... Ele não consegue mais acreditar no que não pode ver, assim como não mais renunciar a bens, privilégios, posses, e a si mesmo...
Em outras palavras, não consegue mais MORRER... Ele quer se ver "vivo", nem que, para isso, seja preciso o sustento dos meios tecnológicos industriais. Vira CIBORGUE para continuar a "viver"...
O ser humano de hoje se esqueceu que deve morrer e renascer constantemente, e estar pronto para a sua morte definitiva, imediata, sem ter medo dela... assim como o próprio mestre Jesus esteve. Aquele que morreu e ressuscitou por um propósito maior, e não para si mesmo. Renunciou a si mesmo, morrendo pelo próximo, fazendo mais pela humanidade do que para si próprio; tornando-se o próprio DEUS ao ressuscitar!
"HOSANNA, Hosanna nas maiores alturas!!"
Regras dos comentários
1. Todos os comentários são lidos e se possível respondidos.
2. Não serão toleradas faltas de respeito.
3. Se possível comente e faça de nós um grupo feliz.
4. Caso comente como Anónimo o seu comentário será anulado!
5. Caso o link não Esteja Pegando Deixe um comentário avisando!
Obrigado