O Missionário David Miranda foi o último a se converter, ele rejeitou a própria mãe e chamava os crentes de cabritos e bodes. Hoje lidera a segunda maior igreja pentecostal do país.
Por Sheila Bastos

No dia 23 de novembro de 1953 a irmã do Missionário David Miranda se converteu à fé pentecostal na Tenda de Deus Pró-Salvação e Cura Divina, fundada por pastores dos Estados Unidos. Passando a tocar acordeom nos cultos, nas tendas de pregação e trabalhos de evangelização. Depois de dois anos, através da transformação em sua vida, sua mãe Anália Miranda, que era católica fervorosa, aceita a Jesus e se desfaz de todas as imagens de santos patronos da Igreja Católica.

Em casa o filho David Miranda, não aceitou a conversão da mãe e da irmã. Um jovem que perdeu o pai aos 14 anos de idade, não conseguia entender tantas mudanças no lar, passando a rejeitar a mãe, Anália Miranda, a irmã Araci Miranda e quando os crentes iam visitá-las, ele aumentava o rádio em jogos de futebol e músicas seculares, com os quais demonstrava rejeição e, por fim, expulsava-os.

Somente após cinco anos, quando completou seus 22 anos ele se converte na Igreja Maravilhas de Jesus, presididos pelo Pr. Leonel Silva.

A partir deste momento as profecias passam a fazer parte da sua vida dirigindo-o em cada passo, em cada decisão.


Em 1961 deu-se início à programação de rádio, e após uma revelação de Deus, David Miranda decide seguir um ministério próprio. No ano seguinte, com a bênção do Pr. Anésio então, ele, sua irmã e sua mãe fundam a Igreja Pentecostal Deus é Amor.

Em uma vigília ele conheceu a jovem Ereni, a qual tocava acordeom, cavaquinho e louvava a Deus. O namoro durou cerca de seis meses. E no dia 12 de junho de 1965 casou-se com ela e tiveram quatro filhos: David, Débora, Léia e Daniel.
Em 1968, uma nova revelação de Deus marca a igreja ‘Deus é Amor’: o Espírito Santo instruiu para que os crentes se desfizessem da televisão e abandonassem o uso de baterias. Nessa época, o televisor só era permitido aos membros, os obreiros não podiam tê-lo. O Missionário David Miranda obedece ao Senhor e passa a Sua ordenança. Foi a partir daí que surgiu a associação da ‘TV com a besta’.

A primeira sede própria da IPDA foi na Rua Conde de Sazerdas, número 185 na região central de São Paulo. Endereço conhecido popularmente como a ‘rua dos crentes’ por concentrar um grande número de lojas de produtos gospel: livros, CDs, DVDs, roupas e lembrancinhas.


A mãe de David Miranda, Anália Miranda, uma das fundadoras da IPDA faleceu em 1984, mas deixou uma igreja pronta nas mãos do filho.

David Miranda que realizou várias concentrações do Brasil e no mundo, onde muitos milagres de curas e livramentos aconteceram.

Mas não foram só conquistas e vitórias, perseguições também. No ano de 2000 a IPDA tornou-se alvo de investigação, quando um presbítero, o qual trabalhou 18 anos na IPDA e que havia sido disciplinado por desvio de dinheiro e transgressão ao Regulamento Interno, foi até a Bandeirantes, emissora de televisão, encapuzado, e disse que a IPDA fazia remessa ilegal de dinheiro para o exterior, de 40 milhões de reais, ligado ao narcotráfico.

No entanto, na CPI do narcotráfico, os componentes, por unanimidade, inocentaram a IPDA, dizendo que tal assunto é “papo furado”. Um dos deputados dessa CPI chamou-o de “Judas Iscariotes”.

Em 2001, o Missionário recebeu uma visão celestial, que envolvia o arco-íris e em obediência as colunas e cadeiras do novo templo que estava sendo construído, receberam as sete cores do arco.

Após uma cirurgia no quadril sua esposa sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e ficou sem falar, mas foi curada para a glória de Deus.

No dia 1.º de janeiro de 2004 foi inaugurado o “Templo da Glória de Deus”. Caravanas de todos os Estados do Brasil e de outros países marcaram presença. O Missionário desatou a fita, branca e vermelha, e inaugurou o novo templo, ao lado de sua irmã, Araci Miranda que testificou o poder de Deus na fundação da IPDA.
O “Templo da Glória de Deus” tem a dimensão de 70 m², quase 50 metros de altura; tem a capacidade para 60 mil pessoas, um estacionamento para 500 automóveis e 143 ônibus; 400 sanitários, 12 mil metros de escada, 3 enormes elevadores; toda área tem ar condicionado com 22º centígrados, 200 vitrais coloniais, com vidros coloridos; 2 belíssimos pórticos e toda alvenaria é revestida de fujê. A tribuna do púlpito do Templo 1 é móvel; e as cadeiras da igreja possuem 7 cores, simbolizando as 7 cores visíveis do arco-íris.


O missionário é uma pessoa discreta, com muitos cuidados com a sua própria segurança. Ele tem um carro blindado e discursa de um púlpito protegido por um vidro à prova de balas. A sua filha a Pra. Débora Miranda por e-mail ao Portal Ogalileo, explicou que ‘Ele prega numa cabine, pois foi vitima de um atentado quando recebeu tiros no rosto há anos atrás’.




A Igreja Pentecostal Deus é Amor, é a segunda maior igreja pentecostal do país. São mais de 9.000 templos no país e igrejas em pelo menos 80 países nos cinco continentes.


Fonte: Ogalileo / Sambora Williams