...que a Copa do Mundo.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse neste domingo que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013, prevista para acontecer na capital fluminense,

"será tão impactante que pode reunir mais gente que a Copa do Mundo de 2014". Paes fez essas declarações depois de assistir, junto ao governador do Rio, Sérgio Cabral, à eucaristia que encerrou neste domingo a 26ª JMJ, em Madri, na qual o papa Bento XVI anunciou que os cariocas serão os próximos anfitriões do encontro mundial de jovens católicos.

"É um evento de dimensões muito maiores do que se pode imaginar", observou o prefeito. 

"A multidão que vi hoje na celebração da missa e que tomou as ruas de Madri me emociona e me faz pensar nas proporções que um encontro como esse terá em nossa cidade"

Para ele, levando em conta o tamanho do Brasil e da "fé de nosso povo" e de outros países latino-americanos, tudo faz pensar que a Jornada receberá mais público que a Copa do Mundo.

Sérgio Cabral se disse emocionado com a escolha do Rio. "Já estamos na contagem regressiva para receber este evento, que é imenso, antes de tudo, em esperança, espiritualidade e na motivação de nossos jovens e de todo o povo do Rio de Janeiro"

Tanto o prefeito quanto o governador destacaram que a cidade se organizará para receber "de braços abertos" os visitantes.

Paes indicou que os preparativos do Rio para os dois grandes eventos esportivos que acolherá nesta década – a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 – "vão contribuir para o sucesso da Jornada de 2013". Cabral, por sua vez, ressaltou que o Rio reúne "todas as condições para receber e acomodar bem os cerca de 4 milhões de peregrinos que são esperados".

"Temos, e ainda teremos mais em 2013, uma ampla capacidade hoteleira, sem contar a hospedagem solidária em igrejas e escolas, por exemplo, como ocorreu em Madri", declarou o governador.

"Do ponto de vista econômico, é impressionante. Desde o albergue da juventude, até igrejas e hotéis, tudo fica lotado. As ruas ficam tomadas e os museus e pontos turísticos, cheios".

Paes ressaltou que a Jornada será organizada de modo a ocupar todas as áreas da cidade. "O Aterro do Flamengo, um lugar tradicional que recebeu o Papa João Paulo II, certamente terá lugar de destaque na organização do evento", afirmou. 

"Mas vamos democratizar a presença dessa juventude internacional também pelo subúrbio e pelas zonas Norte e Oeste. Queremos usar a cidade inteira nessa grande celebração e sempre com a estátua do Redentor nos abençoando lá de cima. Não existe ambiente mais propício para receber esse evento que o Rio, a cidade conhecidamente abençoada por Deus".

O prefeito e o governador participaram do almoço que reuniu 150 pessoas, entre autoridades e religiosos, na tarde deste sábado na capital espanhola. No encontro, estavam o presidente da CNBB, cardeal arcebispo Raymundo Damasceno Assis, e o arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta.

"Estou emocionado com o que vejo aqui", disse Cabral.

"Milhões de jovens nas ruas de maneira tão fraterna e tão bonita. Latinoamericanos, africanos, europeus, asiáticos. Fico imaginando como será no Rio de Janeiro. Acho que o Rio vai dar uma moldura muito especial à Jornada de 2013, mais um evento que se dará pela primeira vez na América do Sul. Temos um povo carinhoso e que vai confraternizar com a juventude do mundo inteiro. Tenho certeza de que os cristãos, os não-cristãos, os de outras religiões, todos estarão juntos recebendo esses milhões de jovens, acima de qualquer crença".

O anúncio de que o Rio será a próxima sede do evento foi feito por Bento XVI ao término da missa que reuniu cerca de 2 milhões de peregrinos – segundo os organizadores e o Vaticano – de 182 países, sendo 21 mil deles brasileiros. Em seguida, os jovens da Espanha deram aos do Brasil a Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude, entregue pela primeira vez pelo então papa João Paulo II, em 1984, para ser levada por todo o mundo. Desde então, foram realizadas jornadas em Roma (1985), Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (Espanha, 1989), Czestochowa (Polônia, em 1991), Denver (Estados Unidos, em 1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma novamente (no Jubileu, 2000), Toronto (2002), Colônia (Alemanha, 2005), Sydney (Austrália, 2008) e, por fim, Madri.

Agência France-Presse