Blogueiros evangélicos realizam protesto contra a Marcha para Jesus durante o evento. Assista os vídeos.

Ao manifestar o que chama de “inconformidade e desconforto” com a igreja evangélica, o pastor, teólogo e filósofo Paulo Siqueira, de 41 anos, não imaginava que estaria reunindo um grupo de descontentes – e comprando briga com outro bem mais volumoso. Ambos se reencontraram durante a Marcha para Jesus 2010, marcada para quinta (3/6).
Tudo começou com dois blogs nos quais ele começou a pregar o que chama de “Evangelho puro e simples”, contrariado com os ganhos financeiros de algumas igrejas. “A igreja se transformou num veículo de lucro. Não luta mais pelos valores humanitários. Tudo é cobrado, até a felicidade, quando a moeda deveria ser o amor.”
O desabafo saiu do campo virtual em 2009, quando a Marcha para Jesus São Paulo foi reconhecida pelo governo e o apóstolo Estevam Hernandes, da Igreja Renascer, retornava dos Estados Unidos após ser preso acusado de tentar entrar no país com dinheiro não declarado. “Ele voltou como mártir da igreja. Foi a gota d’água.” Ele, então, propôs nos blogs um protesto durante o evento e foi com a esposa até o local. Oito pessoas apareceram para o que chamaram de Marcha pela Ética Evangélica Brasileira.

No meio da multidão enquanto acontecia a Marcha para Jesus, o grupo não foi exatamente bem recebido. Segundo Paulo, pessoas tentaram arrancar os cartazes onde estava escrito “Voltemos ao Evangelho puro e simples – o $how tem que parar!”. “Jogaram garrafas d’água em nós, fomos vaiados… Nos chamaram de fariseus”, conta ele. Um dos participantes diz no vídeo registrado na ocasião que “o que aconteceu hoje não foi uma marcha para Jesus. Foi uma manifestação do poder político dos evangélicos”. “Somos contra os abusos cometidos em nome de Deus”, resume Vera, esposa de Paulo, que mesmo grávida (de nove meses) foi participar do protesto. Desta vez, Paulo espera reunir mais gente. O ponto de encontro foi na saída do metro Tiradentes, às 9:30h.
Até o fechamento desta notícia, os blogueiros ainda não tinham atualizado os blogs informando como estavam e o que havia acontecido.

Vídeos protestos contra a Marcha para Jesus em São Paulo
 
 
A Marcha para Jesus no Rio Grande do Sul também teve protesto. Realizada no dia primeiro de maio na cidade de Santa Maria alguns evangélicos fizeram outro protesto contra o evento. Na frente do palco e portando apenas uma faixa e camisetas os jovens pediram “Voltemos para o Evangelho”.
Veja os vídeos do protesto na Marcha para Jesus no Rio Grande do Sul:
 
 
 
Apesar dos protestos o jornal americano Washington Post destacou em sua versão online a Marcha para Jesus 2010. A reportagem destacou que o evento reuniu cerca de 1 milhão de fiéis de centenas de igrejas protestantes no país.
Segundo o jornal, a marcha ressalta o aumento da influência dos evangélicos no Brasil, onde igrejas como a Renascer em Cristo e a Universal do Reino de Deus têm crescido rapidamente nas últimas décadas.
De acordo com as últimas pesquisas disponíveis, a porcentagem de católicos no Brasil caiu de 84% em 1995 para 74% em 2000. No mesmo período, o número de evangélicos aumentou de 9% para 15%, afirma o The Washington Post.
Fiéis, músicos e carros de som percorreram uma rota de quase 4 km, que terminou em uma praça [praça Campo de Bagatelle], onde uma grande multidão já aguardava a procissão. Essa foi a 18ª edição da marcha, que é organizada pela igreja Renascer em Cristo.
Fonte: Gospel+/Sambora Williams

*Com informações de R7 e Época