Neste sábado (20), a Fundação Hemopa desenvolverá campanha em parceria com a Igreja Universal. Cerca de 40 jovens do grupo “Força Jovem” participarão da ação estratégica com doação voluntária de sangue e efetivação do cadastro de doadores de medula óssea, de 8h às 10h, com a finalidade de reforçar estoque técnico do hemocentro para atendimento satisfatório da demanda transfusional do início da próxima semana.


A parceria culminará com as comemorações alusivas aos 33 anos do Hemopa, festejado dia 2 de agosto, que está transcorrendo todos os sábados deste mês, com distribuição de camisetas personalizadas em brinde ao aniversário da instituição e lanche especial. No sábado anterior, com promoção da campanha  em homenagem ao Dia dos Pais, o hemocentro recebeu mais de 160 comparecimentos, superando a média de 80 voluntariado.
Quem pode doar: candidatos com boa saúde; idade entre 16 anos completos e 67 anos, 11 meses e 29 dias. Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal. Peso acima de 50 kg . Necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. O doador deve estar bem alimentado.
Quem pode fazer cadastro de doação de medula óssea: Homem ou  mulher  saudáveis e com faixa etária de 18 a 55 anos. Necessário portar documento de identidade original e com foto.
Serviço
O Hemopa fica na Tv. Pe. Eutíquio, 2109. Funcionamento para coleta: de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados de 7h30 às 17h.
(Agência Pará)