...na cadeia em Taubaté (SP)

Um homem foi encontrado morto e queimado hoje, no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Taubaté (130 km de São Paulo), a antiga Casa de Custódia. Marcos Buzzini Guimarães Teixeira estava preso por tentativa de homicídio há um ano e meio.

Em 13 de dezembro de 2009, Teixeira tentou atear fogo em um padre durante uma missa na Igreja Matriz da cidade de Tanabi (477 km de São Paulo). Na ocasião, o homem foi contido por fiéis até a chegada da polícia. Ele justificou a tentativa de colocar fogo no padre para chamar atenção da mídia, já que estaria com câncer na garganta e no pulmão. Ele já tinha passagem por tráfico de drogas.

Hoje, por volta das 6h da manhã, agentes penitenciários perceberam fumaça saindo de uma das celas. Na averiguação, um deles encontrou Teixeira morto. Ele estava com as mãos e pés amarrados e a parte superior do corpo queimada.

A SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) comunicou o fato à Polícia Civil, que trabalha com a hipótese de suicídio. Isso porque o preso estava em uma cela individual e meia hora antes do fato acontecido, Teixeira havia respondido, segundo a secretaria, normalmente à contagem diária de internos.

O caso foi encaminhado ao primeiro Distrito Policial de Taubaté. Foi instaurado inquérito e nesta quinta-feira (28) começam as investigações. O agente penitenciário que encontrou Teixeira será ouvido.

Casa de Custódia

A unidade prisional ficou conhecida nacionalmente por abrigar presos de alta periculosidade, como o bandido da luz vermelha, Cabo Bruno e Chico Picadinho.

A Casa de Custódia também é apontada como o “berço” do PCC, que teria nascido em uma das alas da unidade, denominada “piranhão”. Após a rebelião e atentados da facção em 2006, o “piranhão” foi desativado e a penitenciária virou um hospital prisional psiquiátrico.

Com informações do UOL