Londres 1887 – Será que corações verdadeiros não se rebelam contra a simplicidade do caminho da salvação? O quê? Eu não estou fazendo nada, se não aceitando o que Cristo já fez? Eu não estou fazendo nada, mas meramente olhando para Ele que foi pregado no madeiro e encontrando minha salvação nEle? Tudo em vão, diz o coração orgulhoso, astores e professores de seminários temeram perder o freqüentadores das igrejas eu NÃO consigo entender! Não, ele não consegue entender... porque ele não gosta do que ouve! Agora, se é essa a sua dificuldade, eu agora acredito que nove casos dentre dez, o coração orgulhos é a mais elevada das dificuldades de um pecador vir para Cristo! Se é isso que impede você, leve essa questão para Deus e busque sabedoria Dele. Ele mostrará a tolice desse seu orgulho! E Ele ensinará você que, confiar simplesmente em Jesus, será sempre o caminho mais seguro e apropriado da salvação.

Charles Spurgeon, o príncipe dos pregadores. Talvez o mais famoso pregador da era moderna, a fama de Spurgeon de fato o constrangia. Ele mesmo se descrevia como um garoto rural que Deus tirara da Inglaterra rural para as ruas de Londres aos dezenove anos para pregar para o mundo, e milhares vieram ouvi-lo. Mas, para o final dos seus quarenta anos de pregação a maré espiritual mudou na Europa, cinismo e incredulidade se tornou a norma, muitos pe estudantes, se eles não fizessem algo. Assim eles renovaram a igreja e sua mensagem, para fazer o Cristianismo agradável ao mundo moderno. (...) o artigo mostra que, mover-se da inerância das Escrituras para o racionalismo, ceticismo, academicismo e sabedoria mundana revolvem as igrejas evangélicas, até elas NÃO SEREM MAIS VERDADEIRAS IGREJAS. 

Muitas se tornaram museus da vida, abrigando o evangelho e relíquias do passado. Os pastores falaram de uma forma altamente acadêmica, usando alta retórica que o homem comum não podia entender, ao mesmo tempo o Cristianismo era diminuído como "incompetente" por um novo mundo Moderno guiado por pensadores Modernos assim, a frequência da IGREJA declinou. Os líderes reagiram, e eles sempre reagem, eles abandonaram as reuniões de orações, doutrina era considerada em baixa, os sermões tornaram-se curtos e o ENTRETENIMENTO se tornou a norma. as IGREJAs se tornaram mais como casas de diversões, substituindo os valores bíblicos por teatrais. Quem foram os culpados? PASTORES! (...)

Mas enfim, qual é a importância da teologia? bem, doze livros do Novo Testamento foram escritos para as igrejas a fim de responder algumas questões combatendo heresias, ataques dos falsos mestres ou para enfatizar os ensinos que já haviam sido entregues pelos apóstolos. Judas que pretendia escrever aos crentes sobre a fé deles abandonou essa idéia quando descobriu que falsos mestres haviam espalhado suas mentiras - Judas escreveu: "Amados, enquanto eu empregava toda a diligência para escrever-vos acerca da salvação que nos é comum, senti a necessidade de vos escrever, exortando-vos a pelejar pela fé que de uma vez para sempre foi entregue aos santos." parece que, pelo menos de acordo com a Bíblia, UM ENTENDIMENTO CORRETO DO EVANGELHO é importante!


Ao assistir ao vídeo, ative a legenda em português, clicando em “cc”.
Por Alan Capriles

Charles Spurgeon, considerado o maior pregador do século 19, talvez tenha sido o primeiro a denunciar o risco que a inserção de entretenimento no culto representava para a igreja.

A fim de fazer oposição a uma tendência que se mostrava cada vez mais forte na Inglaterra, Spurgeon publicou uma série de artigos, em 1887, chamados "Downgrade Articles" - Artigos da Decadência. Ele vinculou a verdade ao mais alto topo de uma inclinação. Ele mostrou que apenas um pequeno passo leva rapidamente a um rápida escorregadela para o abandono do verdadeiro cristianismo.

Mas a Inglaterra não levou a sério as palavras de Charles Spurgeon, a ponto de ser constrangido pela própria União Batista, que havia se beneficiado de suas pregações por décadas. Finalmente, ele deixou a organização, sendo ridicularizado e visto como um causador de problemas. A controvérsia o desgastou e a sua saúde declinou rapidamente. Em 1892, com a idade de 57 anos, Spurgeon deixou esse mundo para estar com Cristo, a quem ele amava e defendeu por 40 anos no púlpito.

Não podemos desprezar as palavras de Spurgeon hoje. Na verdade, Spurgeon viu a solução para um problema que contaminou rapidamente as igrejas de todo o mundo. Para cada crente, essa solução é o avivamento pessoal. Humildade perante Cristo em arrependimento, e o renovo do espírito - é isso que tira o homem da queda espiritual.

Mas para que isso aconteça, é preciso acontecer primeiramente um retorno para as verdades simples das Escrituras. Devemos voltar a crer na simplicidade do Evangelho. Um arrependimento humilde e uma entrega a Jesus Cristo em vez dos "meios mundanos" que vemos hoje.

O vídeo compartilhado junto a esse texto é muito impactante, pois revela como a igreja tem se transformado num circo. Recomendo insistentemente que você o assista até o fim. Cenas quase inacreditáveis denunciam a que ponto chegou nosso declínio. E isso é somente a ponta de um iceberg.

Por favor, ajude a compartilhar este grave alerta.

Fonte: PC Amaral