A Igreja Ortodoxa Russa criticou o projeto “Rússia 2045” de cientistas daquele país que prevê a criação de um corpo cibernético para abrigar a alma de pessoas que estiverem para morrer.
Alexey Osipov, teólogo e professor da Academia Espiritual de Moscou, entidade ligada à igreja, disse que Deus não permite que haja a separação entre alma e corpo. Argumentou que o ser humano é “uma unidade” e não dá para separar uma coisa de outra. “A criação de cyborgs seria uma interferência na natureza humana.”
Dmitry Itskokov, responsável pelo projeto, discorda porque, para ele, a alma (ou o espírito) não vem do transcendente, de Deus, mas de um conjunto de informação (que inclui um modo de raciocínio, conhecimento, memória, sensações, etc.) alocado na mente das pessoas.
Nesse sentido, segundo ele, em algum momento será perfeitamente possível transportar essa “massa de informação”, vertida em bits, para um corpo cibernético, havendo, em consequência, a conquista da imortalidade.
O cientista disse que esse corpo será tão ou mais perfeito que o organismo humano e que as pessoas vão ter a opção de morrer ou de continuar a viver por intermédio da tecnologia.
O site do projeto apresenta manifestações favoráveis ao cyborg. O cientista Aleksandr Aleksandrovich, por exemplo, disse que um organismo artificial poderá suportar condições ambientais extremas, como altas temperaturas, pressão e radiação, sendo, portanto, fundamental para a conquista pelo homem de outros planetas.
Itskokov afirmou que os religiosos, em vez de se opor ao desenvolvimento das tecnologias avançadas, deveriam contribuir para a elaboração de novos paradigmas filosóficos e éticos para essa nova fase que a humanidade iniciará em breve.
Com informação do Interfax e projeto Rússia 2045, entre outros sites.
Fonte: Paulopes Weblog
Palhaçada GospelPesquisas Interessantes
nah!...
prefiro morrer e confiar minha alma (espírito) ao Transcendente, a viver uma falsa eternidade, vida artificial...
prefiro confiar minha vida ao Transcendente, a confiar no homem e suas "invenções"
Pode-se "viver" em corpo ciborgue, porém, não como humano, mas sim como MONSTRO... Um monstro tecno-orgânico, portador da alma de um indivíduo tolo, cuja intenção é a de apenas perpetuar sua libido e seus prazeres carnais...
o mundo não vai melhorar com ciborgues... pelo contrário
O homem tem o livre arbítrio, extendemos nossas vidas por meio de remédios. A proposta dele se baseia simplesmente em extender a vida por meio de agentes eletromecânicos.
Se terá espírito e alma? acredito que não. Computadores não conseguem nem gerar números realmente randômicos por exemplo. Nossa mente funciona de forma muito diferente de um processador(transistores).
O máximo que ele conseguirá será criar um fantástico robô que possui o conhecimento e forma de raciocíno do criador.
A única forma de elevar a espectativa de vida seria dar manutenção nas células neurais. Entretanto poderia transformar completamente a personalidade da pessoa porque o cérebro utiliza elementos químicos como veículos de comunicação, que fazem parte da própria forma de pensar porque eles interferem nas sinapses.
A disposição dos neurônios, composição, variação de densidade... tudo é interligado e gera nossa mente, é impossível fazer uma estrutura exatamente igual. Nem um clone serviria como hospedeiro porque suas ligações neurais se desenvolveriam de forma completamente diferente devido as experiências e cronologia.
Somos diferentes, Deus nos olha individualmente. Somos únicos em nossa interação com o ambiente em que vivemos e no período em que vivemos.
Acredito ser possível explicar fisicamente a alma e o espírito. Mesmo um dia descobrindo isso, não deixaríamos de ter fé. Pelo Contrário, é mais fácil acreditar naquilo que se pode entender.
Quanto mais o homem se aprofunda no conhecimento da física, mais fácil fica de imaginar como Deus existe.
Seria interessante ter provas científicas e mecanismos que comprovam a existência de Deus, como um telefone no qual qualquer pessoa poderia conversar com ele.
Aí eu queria ver quem se atreveria a fazer o mal. Quem deixaria de orar e obedecer à ele.
Acredito que Deus seja explicável, entretanto não temos capacidade para isso.
Cristo mudou o mundo, sem ele talvez estaríamos extintos por causa de guerras santas.
Regras dos comentários
1. Todos os comentários são lidos e se possível respondidos.
2. Não serão toleradas faltas de respeito.
3. Se possível comente e faça de nós um grupo feliz.
4. Caso comente como Anónimo o seu comentário será anulado!
5. Caso o link não Esteja Pegando Deixe um comentário avisando!
Obrigado