OAB defende adoção por casal homossexual




POLÊMICA
Entidade endossa posição defendida pelom jurista Zeno Veloso neste jornal.



Os artigos jurista Zeno Veloso e do Bispo do Marajó, dom josé Luiz Azcona, publicados neste jornal, botaram lenha na discussão sobre descriminalização do aborto, o casamento entre pessoas do mesmo sexo por casais homoafetivos.

Ontem foi a vez da Ordem dos advogados do Brasil (OAB/PA) entrar na discusão. Evaldo Pinto, vice-presidente da entidade, defende o ponto de vista apresentado por Zeno Veloso e tece críticas ao do bispo do Marajó.


"Esse posicionamento conservador da Igreja Católica era esperado", declarou. Apesar do posicionamento da Igreja (Católica), tendência é acabar com a homofobia.

Homofobia - "Homofobia caracteriza o medo e o resultante desprezo pelos homossexuais que alguns indivíduos sentem. Para muitas pessoas é fruto do medo de elas próprias serem homossexuais ou de que os outros pensem que o são. O termo é usado para descrever uma repulsa face às relações afectivas e sexuais entre pessoas do mesmo sexo, um ódio generalizado aos homossexuais e todos os aspectos do preconceito heterossexista e da discriminação anti-homossexual."

No Brasil, essa tendência tomou corpo a apartir da constituição de 1988, a constituição cidadã. Nota-se que está havendo um comportamento mais liberal em relação aos direitos dos homossexuais. A tendência é que eles se estabeleçam cada vez mais até o reconhecimento do casamento e, inclusive, da adoção de crianças. O brasil tem várias crianças querendo ser adotadas e vários casais querendo adotá-las. O que é melhor, que os casais permaneçam sem cuidar de crianças alguma?", questionam o vice presidente da OAB-PA.

Evaldo Pinto lembra que "o Estado tem o dever de proteger a criança e não de impedi-la de ser adotada por uma casal que pretende provêla de afeto", declara.



Fonte: Oliberal