Em um livro publicado recentemente sobre funerais cristãos, um escritor disse o seguinte sobre cremação:

"Pessoalmente, o ministro pode ou não pode aprovar tais procedimentos. Particularmente, ele é livre para dar qualquer opinião que ele deseje. Mas oficialmente ele deveria manter a mente aberta. Na religião Cristã não há nada que critique a cremação ou requeira o sepultamento".
 
Será que isso soa como uma orientação? Seria a cremação um assunto de liberdade cristã para ser tratada como desejar? Em certos locais, o espaço na terra é tão limitado devido a população local, que o enterro custa muito caro, há em certos casos ate esforços do governo para estimular a cremação e desencorajar o sepultamento. Esse problema ficou grave em Singapura como esta registrado no estatuto oficial feito pela Igreja Presbiteriana Bíblica de Singapura em Maio de 1987:
 
"1.Há um aumento do número de cremações em Singapura, inclusive entre os cristãos.
2. Isso é uma evidência de que nosso governo favorece a cremação pelo desenvolvimento de instalações crematórias e aumentando o preço de sepultamentos.
3. Alguns pastores não Presbiterianos Bíblicos falaram e escreveram em favor da cremação e tem tornado até oficiais os atos de cremação e algumas Igrejas não Bíblicas tem até construído Crematórios em suas dependências.
4. Aqueles que são favoráveis a cremação alegam que é mais higiênico, limpo e barato.
5. Eles vêem a cremação como meio conveniente de dispor do cadáver.
6. Cremação vai longe com a estressante empreitada do governo no uso estratégico da terra."
(Far Eastern Beacon, July 1987 p 4)
 
Na luz dessa situação a Igreja Presbiteriana Bíblica de Singapura tomou uma clara e recomendável posição para a Palavra de Deus e contra a prática de cremação.
 
CREMACÃO AUMENTANDO NA AMÉRICA DO NORTE
 
De acordo com a nóticia coberta pelo USA Today em 5 de Dezembro de 1995, o número de cremações nos EUA aumentou dramaticamente. Em 1962, pouco menos que 5% das pessoas que morriam eram cremadas. Apenas 30 anos mais tarde em 1992, isso tem aumentado para 20%. Em Hawaii o número chega a 60.6%. Em Washington 49.9%. Em Nevada 49.8%. No Alaska 47.2%. Em Montana 45.3%. O artigo vem com a nota que o aumento dos números vem acompanhado com a "queda das barreiras religiosas contra cremação". É interessante que esse jornal secular nóticia a relação entre cremação e religião. Porque a dispensa do corpo após a morte e assunto religioso. As crenças de cada um determinarão as escolhas para isso. Historicamente o enterro tem sido um testemunho de fé da ressurreição corporal!
Historicamente a cremação tem sido praticada entre aqueles que rejeitam a ressurreição corporal e crêem na reencarnação, tais como Hindus por exemplo. Historicamente em qualquer local onde o Evangelho de Jesus Cristo foi aceito, práticas pagas, tais como a cremação tem sido rejeitadas.
O aumento das cremações na sociedade da América do Norte tem um paralelo com a rejeição da Bíblia na mesma sociedade. Como o paganismo aumenta nos corações Canadenses e Americanos, a cremação torna-se muito popular.
 
O MÉTODO DE CREMACÃO NO OESTE
 

O que segue foi copiado do USA Today de 5 de Dez de 1995:
 
"O processo de 3 horas de queimar um corpo e reduzi-lo em minúsculos fragmentos, freqüentemente ocorre sempre longe dos olhos das pessoas queridas do morto. O corpo usualmente vestido mas sem nenhuma jóia, desliza dentro de um forno de tijolos em linha, semelhante ao forno de pães. Marcapassos são removidos porque suas baterias podem explodir em altas temperaturas. Implantes de silicone que não podem ser removidos, tornam-se problemas para os crematórios devido ao silicone derretido dentro do forno que acaba colando fragmentos".
"O gás e óleo do forno são aquecidos ate cerca de 1,700 graus, muito embora o que permanece no forno seja chamado de cinzas, na verdade são fragmentos de ossos. Esses são colocados em um recipiente para resfriamento. Próteses dentais, coroas dentais entre outras coisas são removidos também. Todo processo dura cerca de 3 horas. O resultado fica reduzido a 3 quilos de fragmentos que cabem em uma caixa de sapatos".

Pelas seguintes razões estamos convencidos que a prática de cremação deveria ser rejeitada pelo povo de Deus:

I – CREMACAO TEM ORIGEM E PROPÓSITO RELIGIOSO
 
Cremação como descrito e como praticada hoje nas mais tecnicamente avançadas nações, no método moderno conhecido hoje usa-se incineradores poderosos que reduzem o corpo em cinzas rapidamente e todo o processo fica longe dos olhos dos queridos do morto e do publico. Não tanto em lugares da Ásia onde nos moramos e servimos a Cristo por 10 anos. Qualquer um poderia ficar ao lado do rio "sagrado" Bagmati em Katmandu, Nepal e observar a queima de um corpo de um Hindu e o fervor da fé do ritual Hinduísta, e após isso repudiar completamente tal prática em meio dos cristãos de hoje.

Poucos anos atrás eu parei poucos metros diante de um ritual de cremação junto de um pastor de Singapura e sua esposa que foram nos visitar. A cabeça estava já queimada sem condições de reconhecimento e o crânio estava aberto devido a expansão interna dos órgãos da cabeça devido ao calor. As pernas e pés estavam carbonizando como quando queima madeira, de coloração marrom já. O hinduísta que cuidava do processo estava ajuntando o corpo de tempos em tempos, mantendo os membros no fogo e garantindo combustível para a queima também, como madeira. Os ossos se contraiam e estouravam, Os órgãos estavam fritando e evaporando líquidos do corpo com o calor intenso.
Minha esposa, uma enfermeira com experiência de trabalho com leprosos em um hospital em uma parte muito remota da Ásia e também com experiências em unidades de tratamento intensivo nos EUA, parou com sua amiga a distância, observando assustadas sem desejo de aproximar-se. O ar por longa distância estava cheio, facilmente distinguido, de gases estomacais e carne humana queimada. Quando o fogo queimou a maior parte do corpo, as cinzas e os membros remanescentes foram atirados no rio.

Esta cremação tem sido praticada pelas religiões por séculos, mas sem a higienizacão adotada nas áreas mais avançadas tecnicamente.

Poderia você dar tal fim para seus queridos ? Seria isso uma prática cristã aceitável? Não meu caro, cremação é uma pratica fervorosa de religiões. Ela tem origens religiosas e fins do mesmo modo.

Porque os Hindus e outros de religiões fanáticas fervorosas adeptos da cremação corporal praticam tal ato? Porque isso tem relação com suas convicções sobre a reencarnação da alma.

Não há nada cristão sobre cremação. Nos estávamos parados naquele dia, como eu estive muitas outras vezes, observando a cremação silenciosamente, a prática idolatra e sem Cristo.
 
II – O POVO DE DEUS SEMPRE PRATICOU O SEPULTAMENTO.
 
Antes de tudo, deixe-me responder a algumas objeções feitas nessa altura. A objeção é "Sim, o povo de Deus na Bíblia praticava o sepultamento do corpo. O exemplo esta claro na Bíblia. Mas estamos forcados a seguir os exemplos; eles são mandamentos?"  A resposta esta dada em Romanos 15:4 "Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança." E novamente em I Corintios 10:11 "Ora tudo isso lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos."  Nessas passagens Deus esta nos dizendo que devemos seguir os exemplos da Bíblia bem como as suas instruções.
 
A seguir poucos exemplos dados:
 
Abraão foi sepultado (Gênesis 25:8-10)
Sara foi sepultado (Gênesis 23:1-4)
Raquel foi sepultado (Gênesis 35:19-20)
Isaque foi sepultado (Gênesis 35:29)
Jacó foi sepultado (Gênesis 49:33; 50:1-13)
Jose foi sepultado (Gênesis 50:26)
Josué foi sepultado (Josué 24:29-30)
Eleazar foi sepultado (Josué 24:33)
Samuel foi sepultado (I Samuel 25:1)
Davi foi sepultado (I Reis 2:10)
João Batista foi sepultado (Mateus 14:10-12)
Ananias e Safira foram sepultados (Atos 5:5-10)
Estevão foi sepultado (Atos 8:2)
 
AS VEZES FOI DIFÍCIL SEPULTAR EM CERTOS CASOS
 
           
Em algumas circunstâncias foi difícil sepultar, cumprir as práticas do povo de Deus no passado, por exemplo o corpo de José foi mantido por mais de 400 anos no Egito e então transportado por 40 anos para ser sepultado na terra prometida. Lemos isso em Gênesis 50:24-25 e Êxodo 13:19 e Josué 24:32.

Quão simples poderia ter sido para os Israelitas terem cremado José, então transportarem suas cinzas em um pequeno recipiente! Mas eles recusaram fazer isso, José um seguidor do Deus Verdadeiro, um homem que sempre olhou para a futura ressurreição humana, foi então dado um honorável sepultamento. Disso tiramos mais um exemplo, que apesar da cremação ser mais barata e mais fácil que sepultar, ainda assim foi rejeitada, os Israelitas rejeitaram a econômica e simples maneira de transportar José para a terra prometida.
 
ENTERRAR MOSTRA A RESSURREICAO FUTURA
 

 "Porque sabemos que toda a criação geme e esta juntamente com dores de parto ate agora. E não só ela, mas nos mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nos mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo." Romanos 8:22-23
Veja ainda I Corintios 15:20-23; II Corintios 5:1 e I Corintios 15:51-57.
 
A razão pela qual o povo de Deus sempre atentou para a prática do sepultamento não é difícil compreender. Nós acreditamos na ressurreição corporal.

Sim o corpo sepultado irá decompor ao longo do tempo.

Sim existem ocasiões nas quais os cristãos morreram em condições de impossibilidade de sepultá-los – como naufrágios, incêndios, etc.

Mas quando houve possibilidade não sepultaram? Porque então o questionamento? Devido a esperança do mesmo corpo ser ressuscitado e apenas modificado, um ato confirmatório de tal esperança inclusive.

O corpo físico é chamado de semente para o corpo ressuscitado. Quando plantado, uma semente decompõe, e a nova planta vem em seguida.  A Bíblia usa isso para ilustrar a ressurreição.
 
"Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?
Insensato! O que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.
E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão como o de trigo, ou de outra qualquer semente.
Mas Deus da-lhe o corpo como quer, e cada semente o seu próprio corpo.
Nem toda a carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, e outra a carne dos animais, e outra a dos peixes e outra a das aves.
E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a gloria dos celestes e outra a dos terrestres.
Uma é  a gloria do sol, e outra a gloria da lua, e outra a gloria das estrelas; porque uma estrela difere em gloria de outra estrela.
Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitara em incorrupcao.
Semeia-se em ignomínia, ressuscitara em gloria. Semeia-se em fraqueza ressuscitara com vigor.
Semeia-se corpo natural, ressuscitara corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. I Corintios 15:35-44
 
Note que o Apóstolo responde para aqueles que deveriam perguntar como é possível para Deus ressuscitar novamente um corpo decomposto. E terminologia usada pelo Espírito Santo nessa passagem é plantação em uma fazenda. O fazendeiro não destrói sua semente; ele planta ela, então do decaimento da semente vira a nova vida. Tal como o enterro e a ressurreição.

Quando nós enterramos um cristão amado, estamos plantando a semente para a ressurreição do corpo dele!!

Isto é um testemunho poderoso de nossa inabalável fé na Palavra de Deus, guardando a promessa da ressurreição corporal ! !
 
Contrastando as religiões pagas, eles não tem tal conhecimento ou esperança. Os Hindus e Budistas por exemplo, acreditam em reencarnação. Sim eles acreditam na alma humana que esta distinta do corpo, mas eles não acreditam que aquela alma uma vez separada do corpo na morte, será ressuscitada com relação ao primeiro corpo.
           
Mas foram aqueles sepultados no Antigo Testamento, com o conhecimento da ressurreição?
Sim, o povo de Deus teve um conhecimento de uma ressurreição corporal nos dias iniciais. Por exemplo, no livro considerado o mais antigo da Bíblia, o livro de Jó, não há menção alguma sobre Israel, Jerusalém ou Palestina, ou o Templo ou o reino dos judeus, Jó era homem temente a Deus que viveu em dias anteriores ao de Abraão. Contudo nos vemos em Jó 19:25-27 que o antigo homem de Deus teve conhecimento da ressurreição do corpo !!
 
"Porque eu sei que meu Redentor vive, e que por fim se levantara sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus, Vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o contemplarão; e por isso os meus rins se consomem no meu interior."
 
Maravilhoso!! O povo de Deus sempre tem enterrado seus mortos com essa maravilhosa esperança queimando em seus corações. "Nos veremos aqueles irmãos ou irmãs novamente no mesmo corpo, apenas modificado, glorificado!!" Aleluia!! Apenas através da morte e do sangue derramado de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo podemos ter essa certeza de tal esperança. Ele tomou para Si mesmo na cruz a punição pelos nossos pecados, transportando nossos pecados no tumulo e ressuscitou novamente três dias depois em eterno triunfo. Quando um individuo toma conhecimento de sua condição de pecador total diante de Deus, arrepende-se (muda sua mente sobre isso e deseja converter-se de sua vida pecaminosa) e recebe Jesus Cristo como seu Salvador, o débito do pecado esta pago e vida eterna e glória esta prometida de Deus o Pai. Parte dessa promessa em Cristo é a ressurreição glorificada do corpo.
 
DEUS PRÁTICA O SEPULTAMENTO
 
Outra razão porque creio que o sepultamento é a vontade de Deus para Seu povo, é vista no fato de que Ele mesmo enterrou Moises: "Assim morreu ali Moises, servo do SENHOR, na terra de Moabe, conforme a Palavra do Senhor. E o sepultou num vale, na terra de Moabe, em frente de Bete-Peor; e ninguém soube ate hoje o lugar de sua sepultura." Deuteronômio 34:5-6.
           
CREMACÃO É UM SINAL DE JUÍZO DE DEUS
 
           
Através da Bíblia a destruição de corpo humano ou outro objeto através do fogo é usada como sinal de ira do Senhor. Considere esses exemplos:
Sodoma e Gomorra (2 Pedro 2:6)
Nadabe e Abiu (Levitico 10:1-2)
Homens que rebelaram com Core (Números 16:35)
Exemplo dos ídolos (Êxodo 32:20; Deut 7:25; 2 Reis 10:26; 1 Cron 14:12)
Exemplo dos livros mágicos (Atos 19:18-19)
Exemplo dos não salvos dentro do lago de fogo para eterna punição (Apoc 20:15)
 
PARA UMA PESSOA QUE NÃO TEM UM SEPULTAMENTO APROPRIADO, É UMA DESONRA
 
Um exemplo chave para isto é Jezabel, quem por causa de sua falta de moralidade, foi comida por cães (1 Reis 21:23-24). Novamente lemos que os midianitas "quem pereceram em Endor: eles tornaram-se como estrume para a terra." (Salmos 83:9-10). Deveríamos desonrar nossos queridos falhando em dar a eles um sepultamento apropriado para um Cristão?
 
OS CORPOS DOS CRISTÃOS PERTENCEM A DEUS; ELES NÃO SÃO NOSSOS PARA DESTRUIR POR FOGO OU OUTRO MEIO QUALQUER.
 
 "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." 1 Corintios 6:19-20
 
Quando alguma coisa não me pertence, mas esta emprestado de seu proprietário de direito, eu certamente não tenho o direito de destruir tal coisa. Se o mestre destrói sua própria possessão, o que seria sua prerrogativa, mas então não pertence a quem a emprestou. Esta é uma verdade sobre o corpo do cristão Se Deus escolheu permitir que o cristão morresse em uma casa pegando fogo, isto é prerrogativa DELE. Mas o cristão por ele mesmo, não tem liberdade de escolher a destruição de seu corpo. Em Romanos 14:8 nos lembra que isto é verdade tanto na vida como na morte! "Porque se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor."
 
DEUS CHAMOU A CREMACÃO DE DESOBEDIÊNCIA
 
"ASSIM diz o Senhor: por três transgressões de Moabe, e por quatro, não retirarei o castigo, porque queimou os ossos do rei de Edom, ate os tornar cal." Amos 2:1
 
O SENHOR JESUS FOI SEPULTADO E ELE É NOSSO GRANDE EXEMPLO
 
 "Depois disto, José de Arimateia (o que era discípulo de Jesus, mas oculto, por medo dos judeus) rogou a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Jesus. E Pilatos lho permitiu. Então foi e tirou o corpo de Jesus.
E foi também Nicodemos (aquele que anteriormente se dirigira de noite a Jesus), levando quase cem arráteis de um composto de mirra e aloés.
Tomaram pois o corpo de Jesus e o envolveram em lençóis com as especiarias, como os judeus costumam fazer, na preparação para o sepulcro.
E havia um horto naquele lugar onde fora crucificado, e no horto um sepulcro novo, em que ninguém ainda havia sido posto.
Ali, pois (por causa da preparação dos judeus, e por estar perto aquele sepulcro), puseram a Jesus." João 19:38-42
 
Jesus foi justamente sepultado na certeza de que ressuscitaria no terceiro dia de acordo com as Escrituras, então o Cristão disse descanse na morte. Estar longe do corpo significa estar presente com o Senhor, como o Apóstolo Paulo testificou em 2 Corintios 5:9 e Filipenses 1:21-23. O corpo sem o espírito esta morto (Tiago 2:26).

O corpo morto dorme no túmulo enquanto a alma redimida espera em glória para o grande dia da ressurreição!!
 
Na luz dos fatos da Bíblia acima descritos, o estatuto, "Na religião Cristã dizer que não há nada que requeira o sepultamento é uma mentira". Claro que não podemos forçar pessoas a sepultar ou não sepultar e sabemos que a maneira de sepultamento não afeta a ressurreição.
 
Mas cremos que estas coisas são importantes, e estamos convencidos que lideres cristãos e o povo de Deus deveriam pacientemente compartilhar essas verdades na sua Igreja e com seus amigos. Nestes dias de apostasia doutrinaria tão imensa de proporções globais  e confusão doutrinaria alarmante, uma voz clara de todos os assuntos ensinados na Bíblia precisa ser falada.
 
E SE MEUS QUERIDOS JÁ FORAM CREMADOS ?
 
Muitos Cristãos sinceros já chegaram a mim após ler livros a respeito do assunto e expressaram profunda preocupação sobre a situação de seus queridos que já foram cremados.
 
Sempre relembrei estes amigos que a maneira que dispuseram do corpo não trás conseqüências eternas. Enquanto eu creio que a cremação é totalmente contraria as Escrituras. O ponto de alguém esta sepultado ou cremado é uma decisão que primariamente afeta os vivos e não os mortos pela suas convicções. Testemunhar sepultamento para nossa fé na ressurreição corporal, mas a testemunha é a pessoa viva. Sepultamento honra o corpo do falecido, mas essa honra é alguma coisa que afeta amplamente com os vivos quem testemunharam o sepultamento, porque a alma do falecido já partiu na ocasião.

A alma das pessoas salvas vai para Cristo imediatamente após sua morte (Filipenses 1:23; 2 Corintios 5:8; 2 Timóteo 4:6; Lucas 23:43). A alma das pessoas perdidas descem ao inferno imediatamente após a morte (Lucas 16:22-23; Apocalipse 20:13). O que será feito do corpo após a morte não afetara a condição futura da ressurreição da alma.

Assim se alguém querido foi cremado não é alguma coisa para deixá-lo infeliz e preocupado, já esta feito e acabado e não terá conseqüências eternas. Se o querido foi salvo pelo Sangue de Jesus Cristo, o fato dele ter sido cremado não o manterá fora do paraíso !!

Agora compartilhe o que aprendeu aqui nesse escrito com muitos, temos visto que após a leitura desse artigo, muitos mudaram suas idéias antes favoráveis a cremação. Que o Senhor lhe encoraje a compartilhar este ensino com assunto crucial com seus queridos.
 
1998 – Christians Funerals, David Cloud, Fundamental Baptist Information Service, P.O. Box 610368, Port Huron, MI 48061, 866-295-4143
 
Traduzido por Luis Henrique L'Astorina 


Fonte:  Yahoo Grupo Gratanova
Hélio de Menezes Silva

Divulgue essa matéria com nossos amados irmãos em Cristo que estam em dúvida e deixem seu cometário sobre a matéria.

Sambora Williams