Mulher Física X Homem Emocional


Você já ouviu aquela história de que as mulheres se satisfazem mais com a discussão do relacionamento, enquanto os homens gostam mesmo é das sensações corporais?. Pois bem, esqueça. A verdade é exatamente o contrário. É isto aí: a satisfação emocional das mulheres está intimamente ligada às práticas sexuais, às vivências corporais, enquanto o prazer do homem está vinculado a fatores emocionais.
        Pelo menos, esta é uma das conclusões , convenhamos, surpreendente, de um estudo realizado nos Estados Unidos, em 1992, com mais de 3 mil participantes. Nesta pesquisa foram analisadas as respostas de mais de 1000 adultos, com idade entre 40 e 59 anos, heterossexuais, que tiveram 1 parceiro no ano anterior à entrevista. O objetivo do estudo foi compreender fatores tais como o gênero, a idade e geração moldam as dimensões físicas e emocionais da satisfação sexual. E algumas conclusões são realmente interessantes. Comecemos pelas boas notícias.
         Segundo os autores, a maioria, das mulheres e de homens, de meia idade, heterossexuais, ativos sexualmente está contente com suas vidas sexuais. Mas é claro que existe uma minoria de homens e, principalmente, de mulheres que considera sua vida sexual como medíocre. No geral, os fatores contribuintes para a satisfação sexual são mais numerosos e complexos para as mulheres do que para os homens.
         Outro resultado incrível é que para a mulher a sensação corporal da atividade sexual é o fator que melhor antecipa a satisfação física e emocional, mais do que os fatores ligados ao relacionamento. Já para o homem, a qualidade da relação com a parceira é mais importante. Isto pode ser confirmado por outro achado da pesquisa. Embora a duração do encontro sexual superior a 15 minutos se associe com aumento do prazer físico para ambos os sexos, as mulheres valorizam mais do que os homens as relações que duram mais de 30 minutos.        
         A esta altura, muitos podem estar pensando que as mulheres já não são mais as mesmas e que eles precisam rever seus conceitos. Mas é engraçado imaginar a seguinte resposta do marido para sua esposa, ansiosa por sexo: “Não bem, eu quero antes discutir a nossa relação” (Carpenter, Nathanson, Kim. Arch Sex Behav 2009).

Escrito por Dr. Alexandre Faisal