Para quem falou que indio ficou 12 000 anos sem cometer nenhum pecado, vejam
esse video no youtube.


Hakani é uma indiazinha brasileira que escapou da morte graças a coragem de seu irmão mais velho. A sua história poderia ser a mesma de diversas crianças indígenas que são enterradas vivas na Amazônia, mas felizmente ela sobreviveu e encontrou uma família que a adotasse, outras crianças nem tiveram quem as defendessem.


Hakani, Enterrada Viva – A história de uma sobrevivente” é o documentário que conta a jornada dessa pequena garota e denuncia o fato dos direitos da criança e do adolescente não serem aplicados às crianças indígenas.

Ela foi enterrada viva porque seu povo achava que ela não tinha alma. Foi desenterrada por seu irmão no último momento. Depois disso, foi obrigada a viver banida de sua tribo por três longos anos até que a enfermidade e a rejeição a levaram mais uma vez para à beira da morte…


Esta é a história de Hakani, uma das centenas de crianças destinadas a morrer a cada ano entre os mais de 200 povos indígenas brasileiros. Deficiência física ou mental, ser gêmeo ou trigêmeo, nascer de uma relação extra-conjugal – todas essas são consideradas razões válidas para se tirar a vida e de uma criança.


Um número crescente de indígenas estão se levantando para combater essa prática. Mas quando eles procuram ajuda de algumas autoridades brasileiras, eles ouvem que as leis nacionais e internacionais não se aplicam às suas crianças, e que preservar a cultura é mais importante que preservar vidas individuais. Essas atitudes vão claramente contra a Constituição Brasileira e contra a legislação internacional, que declaram que os direitos da criança jamais podem ser sacrificados pelo bem do grupo.


Apresentando sobreviventes do infanticídio, assim como aqueles que os resgataram, Hakani é um documentário dramático que conta a história verdadeira da jornada de uma menina em busca da liberdade e a luta de um povo para encontrar uma voz – uma voz pela vida.

Atenção: O vídeo contém cenas de nudez e violência. Pode ser inadequado, dependendo do lugar em que você esteja acessando-o.



Revoltante, não é? Segundo o blog Chiroma, “a Fundação Nacional do Índio (Funai) estuda qual instrumento jurídico vai utilizar para impedir, na justiça, a divulgação do filme Hakani pela internet e emissoras de televisão brasileiras.” Para eles, mais vale preservar a “cultura” de um povo, do que uma vida.


Você deve estar se perguntando se estas fortes imagens são reais. Sobre isso, o site do documentário revela tudo sobre o “Making of”.

“Making Of” de Hakani:


O filme-documentário HAKANI foi feito em cooperação com dez povos indígenas diferentes. Esta demonstração de união sem precedentes revela a determinação de muitos indígenas que estão lutando para serem ouvidos.

A maioria das crianças que atuam no filme são vítimas que foram resgatadas. Algumas das quais foram literalmente desenterradas por parentes ou vizinhos.

Os adultos que atuam no filme ou são sobreviventes de infanticídio, ou indígenas que salvaram alguma criança que estava destinada à morte.

Nenhuma criança se feriu durante as filmagens. As cenas de enterro, apesar de parecerem reais, foram feitas com truques cinematográficos de Hollywood. O diretor do filme, David L. Cunningham, utilizou bolo de chocolate esfarelado para parecer terra. Uma brincadeira foi feita então, onde as crianças foram convidadas a comer a “terra” de chocolate e então, com truques de fotografia e edição, as cenas de enterro foram produzidas. A criança que interpreta a pequena Hakani bebeu leite com chocolate que imitava uma poça de lama, e comeu balas de goma em formato de minhoca!

A segunda parte do documentário traz depoimentos de indígenas sobres suas terríveis experiências pessoais com infanticídio onde eles pedem que seu povo pare com essa prática.

Ficamos felizes ao receber a notícia através da terapeuta da pequena Hakani sobre o impacto positivo que a realização deste filme teve na vida da menina. Hakani memorizou cada frase do filme e pela primeira vez desde que foi resgatada, passou a falar e a cantar na sua própria língua nativa, a língua Suruwahá!

Saiba mais sobre o combate ao infanticídio no blog da ONG Atini, Voz Pela Vida. Lá, além de manter-se informado sobre o assunto, você ainda encontra formas de colaborar com a causa defendida por eles: “A defesa do direito das crianças indígenas.”

Onde assistir o documentário?
No site do Hakani. Faça download gratuito do filme ou, se preferir, pode assista lá mesmo.

- Hakani, uma voz pela vida…

- HAKANI – O Possível e O Extraordinário
- Hakani, enterrados vivos – Blog do Chiroma
- Conheça a emocionante história da indiazinha Hakani que já virou filme – Irmaos.com
- Atini – Voz Pela Vida

Fonte: http://www.hakani.org/pt/