Segundo a tradição judaico-cristã Deus enviou 10 sinais por Moisés em forma de pragas sobre o Egito, a nação mais poderosa da época, isso por que O Faraó Ramsés não queria libertar o povo Hebreu, escravizado naquele país. Além disso, as pragas seriam respostas ao culto de Deuses Pagãos pelos egípcios. Com esses sinais Deus feriu a terra do Egito, libertando seu povo e demonstrando sua soberania.
 
As Pragas:
     
Água Transformada em Sangue (Êxodo 7.14-25) -> golpe contra o deus Hapi, protetor das inundações do Nilo.

Explicações Científicas: Água Transformada em Sangue -> O tom vermelho da água seria fruto da proliferação de algas vermelhas tóxicas ou de uma chuva que levou rochas dessa cor ao rio.

 

Invasão de Rãs (Êxodo 8.1-15) -> golpe contra a deusa Hekt, protetora da fertilidade. Essa deusa era relacionada às rãns.

Explicações Científicas: Invasão de Rãs -> seria resultado da anterior: as toxinas das algas fariam com que as rãs deixassem o rio e invadissem as regiões ao redor.

Infestação de Piolhos (Êxodo 8.16-19) -> golpe contra os sacerdotes egípcios, que veneravam o pó do solo como sagrado, pó que se converteu em piolhos.

Explicações Científicas: Infestação de Piolhos -> temporal seguido de clima quente e seco é igual à multiplicação de ovos de piolho. O inseto era comum no Egito Antigo, muitos egípcios raspavam a cabeça para evitá-lo.


Invasão de Moscas (Êxodo 8.20-32) -> golpe contra o deus Belzebu, que na crença egípcia tinha o poder de afugentar moscas.

Explicações Científicas: Invasão de Moscas -> as moscas se multiplicaram por causa da morte das rãs, suas predadoras naturais.



Peste nos Animais (Êxodo 9.1-7) -> golpe contra o deus Amom, que tinha a forma de um carneiro, animal sagrado.

Explicações Científicas: Peste nos Animais -> um dos culpados é a mosca-de-estábulo, que carrega vírus fatais para vacas e cavalos. A grande quantidade de picadas desses insetos provocou a peste.


Úlceras (Êxodo 9.8-12) -> golpe contra o deus Tifon, que protegia os egípcios contra qualquer ferida.

Explicações Científicas: Úlceras -> as úlceras e chagas em homens e nos animais seriam conseqüência da multiplicação de insetos, como o mosquito Culicoides canithorax.



Chuva de Pedras (Êxodo 9.13-35) -> golpe contra a deusa Serafis, protetora da lavoura do Egito.

Explicações Científicas: Chuva de Pedras -> as saraivas seriam chuvas de granizo muito maiores que o normal, misturadas a relâmpagos. Apesar de raras, as chuvas de pedra e granizo acontecem durante tempestades.



Invasão de Gafanhotos (Êxodo 10.1-20) -> golpe contra a deusa Isis, protetora da vegetação.

Explicações Científicas: Invasão de Gafanhotos -> com tantas alterações ambientais, o comportamento dos gafanhotos mudou, provocando as nuvens. O solo úmido da chuva de granizo também atraiu os gafanhotos.


Trevas (Êxodo 10.21-29) -> golpe contra o deus Rá, deus do disco solar.

Explicações Científicas: Trevas -> provavelmente a escuridão no céu do Egito foi provocada por tempestades de areia chamadas khamsin, por um eclipse solar total ou  pelos densos enxames de gafanhotos.


Morte dos Primogênitos (Êxodo 11.1-12.36) -> golpe final contra todo o povo do Egito, que durante anos matou várias crianças Hebréias.

Explicações Científicas: Morte dos Primogênitos -> devido à morte de rãs, cavalos e vacas, proliferação de moscas, falta de água limpa, já que a água do Nilo estava contaminada pelas algas e todas as outras alterações no Egito, provavelmente a comida foi contaminada por alguma ou algumas bactérias, e como os primogênitos comiam antes e em quantidades maiores que os irmãos, eles morreram devido a essa contaminação.

O interessante é que não se tem registros arqueológicos a respeito das pragas do Egito. Nenhuma referência foi encontrada pela arqueologia até hoje. 

A ciência possui algumas explicações para essas pragas, pois seria perfeitamente possível uma causa natural e não divina. Até porque se formos observar os ensinamentos deixados por Cristo veremos que não devemos matar, e devemos sempre buscar o caminho de Deus, más se for assim esse mesmo Deus vai contra os ensinamento de Cristo, pois se mostra um assassino perverso, matando seus filhos egípcios.

Cada um busca a sua verdade, a minha é essa, a científica, pois o Deus que eu acredito não é assassino, mesquinho e vaidoso como retratado nessa passagem da bíblia.

Sei que muitos estudiosos da Bíblia devem possuir explicações que justifique essa atitude de Deus, mas não adianta, eu não acredito em um Deus assim.