No seu conhecimento teológico, o que é dízimo? 

“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós bênção sem medida.”  
Ml 3.10, 11 e 12




Olá tudo bem?
Essa semana no final das férias fiquei espantando com um relato de um amigo muito querido.
Ele disse que quando estava passando férias em uma determinada localidade de sua cidade, conheceu um homem de Deus que se intitulado estudioso da poderosa palavra e que falou: "Dízimo não é dinheiro", e esta espalhando isso onde ele passa, disse que o dízimo na época antiga era de forma de bens ou produtos agrícolas. 


O comentário surgiu devido a Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Belém do Pará, esta em contagem regressiva em nossa localidade, esta com projetos grandes e caros para o centenário de sua igreja.


Se chama Desafio Centenário:
1- 20 Mil decisões;
2- 10 Mil batismos nas águas;
3- 100 novos templos;
4- 1.000 Mil Núcleos Missionários;
5- 500 Mil Quilos de Alimentos;


Agora os projetos mais audaciosos são:


1- Avenida Centenário;
2- Ginásio Centenário;
3- Museu Centenário;


http://www.centenarioassembleiadedeus.com.br/index.php


São esses os grandes desafios que indigna o profeta da campanha "Dízimo não  é dinheiro". Penso que todo e qualquer projeto da igreja, somos livres para dar o que quisermos, seja qual for a quantia.




O Dízimo

O Dízimo nas religiões Abraâmicas foi instituído na Lei de Moisés, estipulado para manter os sacerdotes e a tribo de Levi, que mantinha o Tabernáculo e depois o Templo, já que eles não poderiam possuir herdardes e territórios como as outras tribos. Também o dinheiro era usado para assistir os órfãos, viúvas e os pobres.


Vamos voltar no tempo e viajar no mundo dos patriarcas onde o pai da fé "Abraão" que é filho Sem, que foi filho de Noé, foi um dos exemplos mais belo pois ele de tudo deu o dízimo. (Livro de Gn 14.20). Abraão viu que Deus era com ele e não se nega em dar nada, se na época tivesse além de bens e terras e tivesse dinheiro, também daria com amor.


Continuamos viajando e chegando em Jacó (“e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo.” Gn 28.22). Como sabemos Jacó sempre fiel a Deus e homem do tipo brasileiro que não desiste nunca conseguiu tudo que queria e ainda deu o Dízimo.


Na Lei Moisaica, existe relatos históricos de dízimos:


A décima parte das colheitas, tanto dos cereais como das frutas, pertence a Deus, o SENHOR, e será dada a ele." Lv 27.30 e "Certamente, darás os dízimos de todo o fruto das tuas sementes, que ano após ano se recolher do campo." Dt 14.22.


Vamos agora ir um pouco mais perto de nossa realidade o novo testamento


O Novo Testamento não faz profundas referências a respeito do tema, mas, movidos pelo Espírito Santo, compreendemos que é bom e agradável dizimarmos a Deus.

Precisamos ter muito cuidado em profetas que estimulam nossa duvida com Deus, precisamos antes de tirar conclusão precipitada avaliar o conteúdo dito. Olhar o passado desse sujeito para que realmente ele esta falando a verdade ou se vive no mundo fantástico de bob.


Dízimo é ordenação que Deus pede com amor.



“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós bênção sem medida.”  
Ml 3.10, 11 e 12.


Sambora Williams